• CAPA

  • PUBLICIDADE

  • COLUNISTAS

  • Veja mais/li>
  • TEMPO E TEMPERATURA

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

Notícias

Ponte Ayrton Senna completa 13 anos

Ponte Ayrton Senna completa 13 anos

Cerca de 10 mil veículos transitam pela maior ponte fluvial do Brasil
Crédito: Divulgação
A-   A+
A ponte Ayrton Senna completou 13 anos nesta segunda-feira (24). No dia 24 de janeiro de 1.998, a bordo do veículo oficial do governo, o então governador Jaime Lerner fez a travessia inaugural da ponte que levou treze anos para ficar pronta.

Em 1985, os governos do Paraná e de Mato Grosso do Sul decidiram construir uma ponte sobre o rio Paraná, interligando as cidades de Guaíra e Mundo Novo. Na época, a ponte começou a ser construída partindo de Mundo Novo (MS) em direção a Guaíra (PR). A obra, no entanto, não avançou e ficou parada até o início dos anos 90, quando Roberto Requião assumiu o governo do Paraná pela primeira vez. O novo governador retomou o projeto da ponte e iniciou a construção partindo da cidade de Guaíra. Jaime Lerner se encarregou de concluir a obra, entregue finalmente no ano de 1998.

Considerada um dos maiores símbolos do Oeste paranaense, a ponte Ayrton Senna ostenta o título de maior ponte fluvial do Brasil.

“A Ponte Ayrton Senna foi uma marco na história de Guaíra. É um cartão postal, um símbolo. Lembro-me muito bem da inauguração, porque ainda estava no começo do meu primeiro mandato como prefeito de Guaíra. Foi inesquecível”, resumiu.

Pelo twitter, o presidente da Câmara de Vereadores, Almir Bueno, lembrou do aniversário de inauguração da ponte. “Ponte Ayrton Senna faz 13 anos que foi inaugurada”, escreveu.

Aproximadamente 10 mil veículos atravessam a ponte diariamente. Em época de feriados, esse número chega a dobrar.

Curiosidades

- Para a construção da ponte foram escavados cerca de 260 m³ de rocha e utilizados 536 toneladas de aço;

- A Ayrton Senna tem capacidade de suportar até 45 toneladas de peso por vão;

- Os Estados de MS e PR começaram a construção, cada qual do seu lado. Porém, devido a um erro de planejamento foi necessário fazer uma curva na ponte, proporcionando mais uma novidade: é a única ponte do mundo com curva na parte central;

- Construída sobre 98 colunas concretadas dentro do rio, com vãos de 32, 42 e 52 metros, e altura máxima no canal de navegação de 13 metros, a ponte tem 3.596 metros de extensão;

- Foram investidos 32 milhões de reais na construção da ponte. A iluminação, instalada dois anos depois, custou mais de R$ 900 mil;

- O fluxo na ponte tem aumentado por causa dos turistas. É que a ponte faz a ligação de Guaíra a Mundo Novo, que faz fronteira seca do Salto del Guairá (PY), o novo “paraíso das compras”. Boa parte do trânsito também é de caminhões que transportam a soja do Centro-Oeste para o porto de Paranaguá.

Fonte: Ass Imprensa

 Confira outras fotos











Visitas desde 7 de Agosto de 2010

Rua Comandante Morais Rêgo, Nº91 sala 2
Guaíra PR - 85 980 - 000
Fone/FAX: (44) 3642 3231

  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • PUBLICIDADE

  • GALERIA DE EVENTOS

  • EM CARTAZ | CINETEATRO

  • A Branca de Neve e o Caçador

    Em 'A Branca de Neve e o Caçador', Branca é uma incrivelmente bela jovem com cabelos escuros, peles claras, e lábios avermelhados. A beleza de Branca de Neve é o seu maior problema, pois quando ela vira a mais linda de todas, ela se transforma em uma ameaça para sua Madrasta, Ravenna. Porém, o que a malvada tirana nunca imaginou, é que a jovem que ameaça seu reinado vem treinando a arte da guerra com o caçador (Chris Hemsworth, Thor), que foi enviado para matá-la. Sam Claflin (Piratas do Caribe
    Horario: 20h
    Data: 09/05/2013
    ELENCO: Kristen Stewart, Charlize Theron, Chris Hemsworth, Bob Hoskins, Ray Winstone, Ian McShane, Toby Jone

Jornal Rio Paranazão todos o direitos reservados - By Giovani M.S.